Nesse tutorial, você aprenderá criar um banco de dados usando o Microsoft Access, um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados simples de entender, que vem no pacote Microsoft Office. A versão aqui usada é a 2013, mais recente até o momento.
Criando um novo banco de dados
Abra o Microsoft Access, você verá uma tela inicial com opções de arquivos a serem criados. Clique em “Banco de dados do desktop em branco”. Nomeie o arquivo como “Cadastro”.
Clique em Criar.
Tabela
Após criar o banco, você verá uma tabela criada para você adicionar as informações. A tabela é exibida no “Modo folha de dados”.
Clique no ícone do canto inferior direito para trocar para “Modo de design”. Ao ser solicitado a salvar a tabela, salve-a com o nome de “Dados”.
Clique em “OK”.
Campos
Você deve criar um campo para cada informação que você deseja receber. Crie uma tabela que receba as seguintes informações pessoais do usuário: Nome, Endereço, Cidade, Estado, CEP, Telefone, Celular, RG, CPF e Email.
- Na primeira linha, você verá um campo chamado Código com tipo de dados Numeração Automática. Não altere esse campo, ele é a chave primária da sua tabela.
- Na segunda linha, crie um campo chamado Nome e selecione Texto Curto como tipo de dados.
- Na terceira linha, crie um campo chamado Endereco e selecione Texto Curto como tipo de dados.
- Na quarta linha, crie um campo chamado Cidade e selecione Texto Curto como tipo de dados.
- Na quinta linha, crie um campo chamado Estado e selecione Texto Curto como tipo de dados.
- Na sexta linha, crie um campo chamado CEP e selecione Número como tipo de dados.
- Na sétima linha, crie um campo chamado Telefone e selecione Número como tipo de dados.
- Na oitava linha, crie um campo chamado Celular e selecione Número como tipo de dados.
- Na nona linha, crie um campo chamado RG e selecione Número como tipo de dados.
- Na décima linha, crie um campo chamado CPF e selecione Número como tipo de dados.
- Na décima primeira linha, crie um campo chamado Email e selecione Texto Curto como tipo de dados.
A tabela deve ficar assim:
Salve a tabela.
Tamanho dos Campos
Você pode definir o valor máximo de caracteres a serem inseridos em cada campo na propriedade “Tamanho do Campo”. Essa e outras propriedades estão na guia “Geral”, abaixo da sua tabela ao selecionar um dos campos.
Defina o tamanho dos campos de tipo “Texto Curto” de acordo com os valores abaixo:
- Nome: 100
- Endereco: 100
- Cidade: 100
- Estado: 2
- Email: 100
Para os campos do tipo “Número”, altere o número de casas decimais de acordo com os valores abaixo:
- CEP: 8
- Telefone: 10
- Celular: 10
- RG: 9
- CPF: 11(para o CPF, altere o tamanho do campo para Duplo)
Nesses campos, o valor padrão é 0. Apague e deixe vazio em todos.
Feito isso, salve a tabela e mude-a para o “Modo folha de dados”.
Cadastrando
Depois de alterar para o “Modo folha de dados”, você verá que todos os campos que você criou estão disponíveis para receber informações. Para cadastrar, basta você inserir os dados em cada um deles.
Como exemplo, cadastre as seguintes informações de dois usuários diferentes:
- Nome: Roberto
- Endereço: Rua Doze, 400
- Cidade: São Paulo
- Estado: SP
- CEP: 12345678
- Telefone: 1234567890
- Celular: 1234567890
- RG: 123456789
- CPF: 12345678901
- Email: roberto@exemplo.com
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- Nome: João
- Endereço: Rua das Acácias, 12
- Cidade: Campinas
- Estado: SP
- CEP: 87654321
- Telefone: 0987654321
- Celular: 0987654321
- RG: 987654321
- CPF: 10987654321
- Email: joao@exemplo.com
Os dados cadastrados ficarão assim:
Você pode conferir os cadastros criando um formulário. Para isso, Vá em “Criar”, e clique em “Formulário”. Eles são exibidos em paginação:
Faça as alterações que julgar necessário se quiser criar seu próprio banco de dados.
GUSTAVO ACHEI SUA EXPLICAÇÃO NA NET, E GOSTEI MUITO, NÃO TINHA CONHECIMENTO EM ACCESS, MAS QUERO DESENVOLVER UM B. DADOS PESSOAL, TRABALHO COM VENDAS E PRECISO CADASTRAR MEUS CLIENTES. FOI MUITO ÚTIL PARA ESSE PRIMEIRO PASSO, PRECISO AGORA DESENVOLVER ALGUNS BANCOS DE DADOS E DEPOIS VINCULA-LOS, E POSTERIORMENTE IMPRIMIR RELATÓRIOS, SE PUDER ENVIAR-ME DICAS PARA FAZER ESTES PROCESSOS FICAREI MUITO GRATO. OBRIGADO.
Achei muito boa suas explicações . Fiz um banco de dados access2013 e as vezes da uns erros .enfim pesquisar mais e se puder colocar alguns exemplos ficarei grato .
Teria como eu extrair banco de dados de clientes pela internet?
pessoal estou com dificuldade em instalar o sql server
no meu pc…
kuando eu escolha a pasta ele vem a mensgem “esta não é uma pasta de instalação”
como são chamados o bancos de dados pronto do access 2013
Bom dia Gustavo gostei das suas informações queria me aprofundar mas oferecer soluções desse tipo para meu clientes .
Ola Gustavo… parabenizando pelo Ótimo Tutorial, e Obrigado, Eu sou Vice-secretario da Minha Igreja, e Gostaria de fazer um cadastro em Banco Dados, para os membros da minha Igreja, pois já pesquisei muitos bancos de dados e em alguns deles, falta sempre uma Informação a ser adicionada (ex; Anexo de Certificado…), então tomei a decisão de Criar um, da forma que eu quero, a minha duvida é; Existe algum tutorial especificando no sentido Igreja?
Olá, muito bom tutorial.
Estou criando um para meu comercio, só que uma das ideias era entrar em contato com meus cliente no dia de seu aniversario, por isso acrescentei a data de nascimento. Mas terei que ficar olhando todos os dias e todos os cliente para saber o aniversariante do dia? existe algo mais prático?
Agradeço desde já.
Muito boa a sua explicação, teria mais exemplos sobre banco de dados (VBA) para nos ajudar a entender melhor esta ferramenta.
Olá Gustavo
Gostaria de mais informações de como montar um Banco de Dados para Custos no Setor Publico.
Agradeço muito se puder me ajudar!
Obrigada!
olá Gustavo,
queria saber como personalizar o menu no Access
Obrigado Gustavo, Suas Informações me ajudaram bastante!.