Cadastrando Dados no Banco com C# Windows Forms

Cadastrando Dados no Banco com C# Windows Forms

No artigo de hoje vamos aprender a conectar uma aplicação Windows Forms criada utilizando C# a um banco de dados. Começaremos com a criação do projeto, seguindo com a conexão ao banco e a inclusão da fonte de dados. Para finalizar a criação de uma tela de cadastro para inserção. Vamos utilizar o banco de dados criado no tutorial anterior.

Criando Windows Forms

Abra o Visual Studio, Clique em “Novo Projeto”. Escolha “Visual C#” na janela que do novo projeto e clique em “Aplicativo Windows Forms”. Nomeie como “Cadastro de Clientes”.

Um novo projeto de Windows Forms será criado. Você pode ver na tela que há um form criado, com o nome de Form1. Esse será onde os dados serão listados. Para fornecer os dados, vamos criar outro form. Clique em “Projeto” no menu de cima, depois em “Adicionar Formulário do Windows…”. Na janela para adicionar o novo item, escolha “Windows Forms”. Você pode deixá-lo com o nome de “Form2.cs”, clique em “Adicionar”.

04

Vá na propriedade Text de cada um desses forms. Mude a do Form1.cs para “Cadastro de Clientes”, e o do Form2.cs para “Adicionar novo”.

05

Agora temos que fazer a conexão com a banco de dados para o envio e recebimento de dados.

Conectando com o banco de dados

Clique em “Ferramentas”, e depois em “Conectar-se ao Banco de Dados…”. Aparecerá uma janela pedindo a você que escolha a fonte de dados. Clique em “Microsoft SQL Server”, e depois em “Continuar”.

06

Feito isso, aparecerá uma nova janela para você adicionar a conexão. Digite o nome do servidor do SQL Server no seu computador. Depois, clique na caixa de seleção “Selecionar ou digitar um nome de banco de dados”, procure pelo banco de dados “CADASTROS” e escolha ele.

A conexão está pronta. Temos agora que adicionar uma nova fonte de dados.

Adicionando Fonte de Dados

Na barra lateral, Clique em “Fonte de Dados”, e depois em “Adicionar Nova Fonte de Dados”. Na janela que se abrirá, escolha Banco de Dados” e clique em “Avançar”, depois escolha “Conjunto de Dados” e clique em “Avançar”. Na janela para você escolher a Conexão de dados, veja se está escolhida a conexão com o banco de dados “CADASTROS”. Se sim, clique em “Avançar”.

Na próxima janela, mantenha o nome “CADASTROSConnectionString” para salvar a conexão e clique em “Avançar”. Agora você deve escolher os objetos do banco de dados que você quer no conjunto de dados. Marque a opção “Tabelas”, e a tabela existente será marcada automaticamente. Clique em “Concluir”.

Enviar e receber dados

Na janela “Fontes de Dados”, escolha o “CADASTROSDataSet”. Você pode ver que estão aí a tabela e os campos que você criou. Vamos adicionar ao Form2.cs as caixas de texto para enviar as informações para o banco de dados. Clique em “Clientes”, escolha “Detalhes”.

Em certas caixas de texto, será preciso de uma validação para que o usuário forneça as informações corretamente. Isso se aplica à do telefone, celular, RG, CPF, estado e CEP. Para isso, será preciso usar, em vez de um TextBox, um “MaskedTextBox”, e definir como essas caixas de texto serão preenchidas.

Na janela “Fonte de Dados”, abra a lista de seleção de cada um dos campos citados acima. Você verá diferentes opções de objeto para receber os dados daquele campo. Procure por “MaskedTextBox”. Se você não encontrar, faça o seguinte:  Abra a lista de seleção do campo, clique em “Personalizar”, e marque a caixa de seleção de “MaskedTextBox”.

tutorial3_05

Depois de fazer isso, “MaskedTextBox” estará entre as opções na lista de seleção.

Depois de definir quais campos receberão um “MaskedTextBox”, clique sobre “Clientes”, e arraste para o Form2. Faça alguns ajustes no posicionamento e tamanho dos objetos, e troque o texto dos labels conforme na imagem:

tutorial3_06

Agora, vamos definir as máscaras para os campos com “MaskedTextBox”. Clique sobre a caixa de texto deles, depois clique na seta que aparecerá no canto de cima da caixa de texto. Clique em  “Definir Máscara”. Faça as seguintes definições:

  • Para a caixa de texto de “Estado”, insira AA como máscara. Clique em “OK”.
  • Para a caixa de texto de “CEP”, insira 00.000-000 como máscara. Clique em “OK”.
  • Para a caixa de texto de “Telefone”, insira (00)0000-0000 como máscara. Clique em “OK”.
  • Para a caixa de texto de “Celular”, use a mesma máscara de “Telefone”. Clique em “OK”.
  • Para a caixa de texto de “RG”, insira 00.000.000-0 como máscara. Clique em “OK”.
  • Para a caixa de texto de “CPF”, insira 000.000.000-00 como máscara. Clique em “OK”.

As caixas de texto desses campos agora têm uma regra para receber dados:

tutorial3_07

Agora, abra novamente o Form1.cs. Abra a janela “Fontes de Dados”, clique em “Clientes”, e troque para “DataGridView”. Novamente, clique em “Clientes” e arraste para o Form1.cs. Ajuste o “DataGridView” na janela do Form1.cs. Ajuste o DataGridView para caber dentro do Form1.

Delete a barra que está acima do DataGridView. Depois, clique sobre o DataGridView e clique na seta no canto acima dele. Clique em “Editar Colunas…”

Uma janela para editar as colunas do DataGridView será aberta. Na propriedade HeaderText da coluna “COD_CLIENTE”, troque o texto para “Código”. Faça isso para as outras, trocando os nomes em letra maiúscula por letra minúscula.

Faça também as seguintes alterações na largura das colunas:

  • Na propriedade Width da coluna “Código”, troque o valor para 50.
  • Na propriedade Width da coluna “Nome”, troque o valor para 170.
  • Na propriedade Width da coluna “Endereço”, troque o valor para 170.
  • Na propriedade Width da coluna “Cidade”, troque o valor para 170.
  • Na propriedade Width da coluna “Estado”, troque o valor para 50.
  • Na propriedade Width da coluna “CEP”, troque o valor para 120.
  • Na propriedade Width da coluna “Telefone”, troque o valor para 120.
  • Na propriedade Width da coluna “Celular”, troque o valor para 120.
  • Na propriedade Width da coluna “RG”, troque o valor para 120.
  • Na propriedade Width da coluna “CPF”, troque o valor para 120.

As colunas devem ficar assim:

Coloque um botão(button) acima do DataGridView e troque o texto dele para “Adicionar”. Esse botão será o que abrirá o Form1.cs para cadastrar um novo produto. Dê dois cliques sobre ele e adicione o seguinte código:

Abra o código do Form2 e acrescente This.Close(); no mesmo lugar que você vê na seguinte imagem:

Clique em “Executar” para testar o programa.

tutorial3_11

Conclusão

Você aprendeu nesse tutorial a conectar o aplicativo Windows Forms ao banco de dados, e inserir os objetos nos forms para cadastrar e receber dados. No próximo tutorial, vou falar sobre como pesquisar clientes cadastrados.

Este post é parte da série Desenvolvendo em C# com Windows Forms.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *