Criar banco de dados no SQL Server 2012

Criar banco de dados no SQL Server 2012

Como dito no tutorial anterior, eu explicarei como criar programas com banco de dados. E para criar esses bancos de dados, dentre outras opções, escolherei o SQL Server 2012, da Microsoft. Então, para começar, se você não tem nenhuma versão do SQL Server instalada em seu computador, siga os passos a seguir para realizar a instalação.

Instalando o SQL Server 2012

Vá até o endereço: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=29062, esse link abrirá a página de download do SQL Server. Nessa página, clique no botão “Baixar”.

Tendo clicado no botão, você verá opções de arquivos para serem baixados. Você agora tem que saber se o seu sistema operacional é x32 ou x64.

Se for x32, selecione o arquivo PTB\x86\SQLEXPRADV_x86_PTB.exe

tutorial2_01

Se for x64, selecione o arquivo PTB\x64\SQLEXPRADV_x64_PTB.exe

tutorial2_02

Clique no botão “Next”. O download será iniciado.

Terminando o download, abra o arquivo baixado. Esse é o instalador do SQL Server 2012. Quando aberto, ele extrairá alguns arquivos.

Depois desse processo, será aberta a “Central de Instalação do SQL Server”. Nela você encontra opções de instalação, manutenção, atualização, ferramentas… Mas o que interessa aqui é a instalação do SQL server. Então, clique em “Nova instalação do SQL Server ou adicionar recursos a uma instalação existente”.

tutorial2_03

Outra janela será aberta. Basicamente falando, é feito um teste para ver se está tudo certo para começar a instalação do SQL Server. Você poderá ver em quais requisitos seu computador foi aprovado, e em quais não.

tutorial2_04

No meu caso, e é possível que aconteça com vocês também, foi pedida uma reinicialização do computador. Nesse caso, a reinicialização deve ser feita e o processo feito até aqui deve ser repetido.

Se estiver tudo certo, clique em “OK”. A próxima parte é uma verificação de atualizações disponíveis. Essa parte é opcional. Se você quiser pular, clique em “Avançar”, se não quiser, faça as atualizações depois clique em “Avançar”.

Depois disso, será feita a instalação dos arquivos de instalação. Só aguarde.

tutorial2_06

Será aberta a janela de “Instalação do SQL Server 2012”.

A primeira etapa, é sobre os termos de licença. Marque as caixas de seleção para concordar com eles, e clique em “Avançar”.

tutorial2_07

A próxima etapa, é a seleção dos recursos que serão instalados. Se eles já não estiverem marcados, marque-os. Clique em “Avançar”.

tutorial2_08

A próxima etapa, é você escolher se a instância do SQL Server será “Padrão” ou “Nomeada”. Isso fica a seu critério. Eu escolherei a “Padrão”. Se você quiser a “Nomeada”, marque “Instância Nomeada” e escolha um nome para ela.

tutorial2_09

A próxima etapa, é a configuração do servidor. Você pode deixar configurado como está.

tutorial2_10

A próxima etapa, é você escolher o modo de autenticação para acessar o SQL Server. Você pode escolher entre “Modo de Autenticação do Windows” para ser usada a mesma autenticação que é necessária para iniciar o Windows, e “Modo Misto”, que você deve criar uma senha própria para acessar o SQL Server. Mais uma vez, fica a seu critério. Certifique-se que sua conta do Windows está escolhida como “administradores do SQL Server” na parte de baixo.

tutorial2_12

A próxima parte, é sobre o servidor de relatório. Escolha a opção “Instalar e configurar” para que o servidor de relatório seja instalado e também configurado.

tutorial2_13

A próxima parte, é sobre os relatório de erros. Se você quiser que eles sejam enviados à Microsoft, marque a caixa de seleção, senão deixe desmarcada. Isso também fica a seu critério. Clique em “Avançar”.

tutorial2_14

Finalmente, a instalação do SQL Server 2012 será iniciada. Aguarde. Você receberá uma mensagem de conclusão quando ela terminar.

tutorial2_15

Com o SQL Server instalado, para criar um novo banco de dados, abra o “SQL Server Management Studio”.

Criando o Banco de Dados

Como exemplo, vamos criar um programa para cadastro de clientes, ao longo dos próximos tutoriais. Primeiramente, vamos criar o banco da dados com os campos que precisaremos para esse programa. Abra o SQL Server Management Studio e conecte-se ao servidor

01

Depois, clique em “Nova Consulta”. Copie esse código e cole nessa consulta.

Clique em “Executar”.

O seu banco de dados está pronto. O próximo passa é importá-lo no Visual Studio.

Conclusão

Nesse tutorial, você aprendeu a instalar o SQL Server 2012, e a criar um banco de dados. No próximo tutorial dessa série, você aprenderá a fazer a conexão entre o banco de dados e o aplicativo Windows forms.

Este post é parte da série Desenvolvendo em C# com Windows Forms.

Uma resposta para “Criar banco de dados no SQL Server 2012”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *