Introdução ao C# com Windows Forms

Introdução ao C# com Windows Forms

Apresentarei aqui uma série de artigos sobre como criar um programa em C# com Windows Forms. Ao longo dessa série, você aprenderá várias coisas relacionadas ao assunto, inclusive a criar um programa com banco de dados. Vamos começar pelo básico, que é a instalação do Visual Studio. Vamos usar aqui a versão “Express”, que é a a versão gratuita.

Instalando o Visual Studio

Vá até o endereço http://www.visualstudio.com/pt-br/downloads/download-visual-studio-vs.aspx. Você verá listas de versões disponíveis para download. Role a página até “Visual Studio Express”, e clique em “Visual Studio Express 2013 para Windows Desktop.”. Essa é a versão que precisamos para criar Windows Forms.

Tendo clicado, você verá diferentes opções de download, e de download de pacotes de idiomas também. Tanto faz se você escolher entre instalá-lo direto da internet(primeira opção), ou instalá-lo a partir de uma imagem ISO(segunda opção), isso fica a seu critério. Para exemplo, vou escolher instalar direto da internet. Selecione algum dos dois:

turorial1_01

Você será redirecionado para outra página, para fazer login com sua conta Microsoft.

tutorial1_02

Depois de fazer o login, mais uma vez você pode escolher a versão que você deseja baixar. Clique em “Express 2013 for Windows Desktop”. O download será iniciado.

tutorial1_03

Você baixou o instalador do Visual Studio Express para Windows Desktop. Agora, execute-o para iniciar o download do programa. Você deve concordar com os termos de licença e com a política de privacidade. Marque “I agree to the License Terms and Privacy Policy.” como selecionado, e depois clique em “Install”.

tutorial1_04

Ele pedirá a permissão do administrador. Autorize o instalador. Agora o download do Visual Studio será iniciado, espere a conclusão.

Alterando o idioma

Agora que você já instalou o Visual Studio Express para Windows Desktop, você pode alterar o idioma dele. A escolha do idioma poderia ter sido feita antes de baixa-lo, mas o português não está entre as opções oferecidas. Você tem que baixar o pacote de idiomas para fazer a tradução.

Volte no endereço http://www.visualstudio.com/pt-br/downloads/download-visual-studio-vs.aspx e repita o procedimento feito no início: Rolar a página até “Visual Studio Express” e clicar em “Visual Studio Express 2013 para Windows Desktop”. Ao lado das opções de instalação, está “Pacote de Idiomas do Visual Studio 2013 Express para Windows Desktop”. Na caixa de seleção de “Idioma do Download”, escolha “Português(BR)”, depois clique em “Faça o download agora”.

tutorial1_05

Aguarde a conclusão do download.

Execute o instalador depois de baixado. Você pode notar que, diferente do outro instalador, esse está em português. Marque “Concordo com os Termos de Licença e Política de Privacidade.” como selecionado, e clique em “Instalar”. Você deve dar a permissão de administrador novamente. Aguarde a  instalação do pacote de idiomas.

Tendo sido instalado, você pode abrir o Visual Studio. Você verá que apesar de ter acabado de instalar o pacote de idiomas em português, o programa ainda está em inglês. Para alterar, siga esses passos:

No menu de cima, clique em “Tools” > “Options”. Uma nova janela será aberta.

tutorial1_06

Clique em “International Settings”. Você verá que ao lado tem uma caixa de seleção para escolher o idioma(Language). Clique nela e escolha “Português”.

tutorial1_07

Clique em “OK”, clique em “OK” também na outra janela que será aberta.

Reinicie o Visual Studio. Agora você pode ver que ele está em português.

tutorial1_08

Criando Aplicativo Windows Forms

Com o Visual Studio aberto, Clique em “Novo Projeto”. Escolha “Visual C#” na janela do novo projeto e clique em “Aplicativo Windows Forms”. Nomeie como “Meu projeto”.

03

Um novo projeto de Windows Forms será criado.

Como exemplo, vamos criar um programa para fazer cálculos(adição, subtração, multiplicação, divisão) e exibir o resultado na tela.

Clique na guia “Caixa de Ferramentas” ao lado, e adicione 4 Labels, 2 Textboxes, 4 RadioButtons em 1 Button ao form aberto. Organize-os como no exemplo abaixo:

tutorial1_09

Faça as seguintes alterações:

  • Selecione o label1,  vá na propriedade Text na janela “Propriedades”, e troque o texto para “Digite um número:”.
  • Selecione o label2, vá na propriedade Text e troque o texto para “Digite outro número:”.
  • Selecione o label3, vá na propriedade Text e troque o texto para “Escolha uma operação:”.
  • Selecione o label4, vá na propriedade Text e apague o que estiver ali, deixe vazio. Vá na propriedade Name e troque para “resultado”.
  • Selecione o textbox1, vá na propriedade Name e troque para “primeiro_numero”.
  • Selecione o textbox2, vá na propriedade Name e troque para “segundo_numero”.
  • Selecione o RadioButton1, vá na propriedade Text e troque o texto para “+”, vá na propriedade Name e troque para “adicao”
  • Selecione o RadioButton2, vá na propriedade Text e troque o texto para “-“, vá na propriedade Name e troque para “subtracao”
  • Selecione o RadioButton3, vá na propriedade Text e troque o texto para “x”, vá na propriedade Name e troque para “multiplicacao”
  • Selecione o RadioButton4, vá na propriedade Text e troque o texto para “/”, vá na propriedade Name e troque para “divisao”
  • Selecione o Button1, vá na propriedade Text e troque o texto para “Calcular”, vá na propriedade Name e troque o nome para “calcular” também.
  • Selecione o Form1, vá na propriedade Text e troque o texto para “Meu Projeto”.

Faça mais alguns ajustes no posicionamento dos objetos. O resultado deve ser esse:

tutorial1_10

Agora, precisamos do código para fazer o programa funcionar. Abra o Form1.cs, a página de código, e troque o código que está dentro do namespace para esse:

Depois clique em “Iniciar” para executar o programa. Você pode testá-lo agora:

tutorial1_11

Conclusão

Neste tutorial você aprendeu como instalar o Visual Studio Express 2013 para Windows Desktop, como alterar o idioma, e um pequeno exemplo de programa feito em C# com Windows Forms. No próximo artigo, falarei sobre a instalação do SQL Server 2012, e como criar um banco de dados nele, essas informações serão úteis para criar programas com banco de dados.

Este post é parte da série Desenvolvendo em C# com Windows Forms.

2 respostas para “Introdução ao C# com Windows Forms”

  1. Gustavo,

    Muito bacana esse tutorial, bem passo-a-passo e fácil de ser seguido.

    A díca que dou para complementar um trecho de código do tutorial é a seguinte – Na condição para a divisão onde ocorre: result = num1 / num2; é necessária uma verificação (Se num2 for diferente de zero) pois não é permitida a divisão de números por zero.

    Grande Abraço!!

    1. Obrigado Jhonatan. Eu realmente nem lembrei do que você falou quando eu fiz o tutorial, você tem razão. Para evitar a divisão de números por 0, troque o “if(divisao.Checked)” por esse:

      if (divisao.Checked)
      {
      if(num2 != 0)
      {
      result = num1 / num2;
      }
      }
      else
      {
      resultado.Text = “Não é permitida a divisão de números por 0”;
      }

      Ou outra mensagem que você preferir na condição else

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *