Pesquisar Cadastros – C# Windows Forms

Pesquisar Cadastros – C# Windows Forms

No tutorial anterior, adicionamos um DataGridView para listar os clientes cadastrados. Mas não é muito prático ter que procurar os clientes cadastrados em uma lista, então vou falar nesse tutorial sobre como pesquisar os cadastros feitos.

Reorganizando o Layout

Pode ser que você, assim como eu, tenha achado o tamanho do layout do programa um tanto exagerado. Dado que nós vamos possibilitar pesquisas no programa, vamos então tirar algumas colunas do DataGridView, para aparecer somente algumas informações do cliente.

Abra o projeto, abra o Form1.cs[Design], selecione o DataGridView. Depois de selecionar, clique na seta do canto de cima dele, e clique em “Editar Colunas…”

tutorial4_01

Na janela “Editar Colunas”, selecione as colunas Endereço, Cidade, Estado e CEP, e clique em “Remover”. Vamos deixar somente algumas informações listadas, e caso você queira ver mais informações, basta fazer uma pesquisa.

Organize novamente o tamanho do DataGridView e do Form1.

tutorial4_02

Organizando objetos para a pesquisa

Primeiramente, vamos criar um novo form para que sejam feitas as pesquisas. No menu de cima, clique em “Projeto” > “Adicionar Formulário do Windows…”. Selecione Windows Form, e clique em “Adicionar”.

Depois de criar, selecione o Form3, e na propriedade Text delete, troque o que está ali para “Pesquisar”.

tutorial4_03

Agora, adicione um botão ao “Form1”, para abrir o form de pesquisas. Na propriedade Text desse botão, troque o que está ali para “Pesquisar”.

tutorial4_04

Dê dois cliques no botão para abrir a página de código, e adicione esse trecho de código:

Insira um TextBox na parte de cima do Form3.

tutorial4_05

Agora abra a guia “Fontes de Dados”, selecione “Clientes”, e troque para “Detalhes”. Vamos adicionar labels para receber os resultados da pesquisa. Selecione cada campo e troque o controle para label.

tutorial4_06

Depois, clique em “Clientes” e arraste para dentro do Form3. Delete a barra de cima, deixe somente os labels e o TextBox no Form3. Apague o texto dos “label1”.

tutorial4_07

Criando pesquisa

Na janela “Gerenciador de Soluções”, dê dois cliques em “CADASTROSDataSet.xsd”. Na guia “CADASTROSDataSet.xsd”, clique com o botão direito em “Fill,GetData ()”, e clique em “Adicionar Consulta…”

tutorial4_08

Na janela que será aberta, verifique se “Usar Instruções SQL” está marcado, e clique em “Avançar”.

tutorial4_09

Depois, verifique se “SELECT que retorna linhas” está marcado. Clique em “Avançar”.

tutorial4_10

Na próxima janela que será aberta, clique em “Construtor de Consultas”.

Para pesquisar os clientes, vamos usar como o RG como referência para a consulta. Então adicione o seguinte trecho de código abaixo do código SQL da janela “Construtor de Consultas”.

Clique em “OK”.

tutorial4_11

Clique em “Avançar” na próxima janela. Depois você terá que escolher o método a ser adicionado ao TableAdapter. Desmarque a opção “Retornar uma DataTable”, deixe a opção “Preencher uma DataTable” marcada, e troque o nome para “FillbyRG”.

tutorial4_12

Clique em “Concluir”.

No Form3, adicione um botão ao lado do TextBox, e na propriedade Text dele, troque o texto para “Pesquisar”.

Dê dois cliques nesse botão para abrir a página de código, e adicione esse trecho de código para ele:

Agora, dê dois cliques no TextBox, e adicione esse trecho de código:

Conclusão

Você aprendeu nesse tutorial a criar pesquisa em seu aplicativo C# Windows Forms, filtrando pelo RG do cliente. Com este artigo concluímos essa breve série sobre desenvolvimento C# com Windows Forms.

Este post é parte da série Desenvolvendo em C# com Windows Forms.

6 respostas para “Pesquisar Cadastros – C# Windows Forms”

  1. Gustavo; gostei muito do seu método de ensino.
    Também tenho interesse em programar em asp.net. Se se você tiver este mesmo método , ficarei muito grato ou se você conhecer alguns link´s ficarei grato também.

    Abraço.

    1. Obrigado Josenildo. Eu realmente estava pensando em criar uma série sobre como desenvolver em ASP.NET com C# para seguir depois dessa, mas ainda tenho que conversar com o Oscar sobre isso. Pode ser que em breve eu comece a fazê-la.

  2. Bom dia, Gustavo. Quero te agradecer muito pelo tutorial. Estou tentando aprender a programar. É muito ter pessoas como você compartilhando experiências… Um grande abraço e sucesso!!!

  3. Muito Obrigado Gustavo seu tutorial foi de grande ajuda, apenas um detalhe que ocorreu aqui:

    no final vc diz para colocar o codigo na textbox: this.cLIENTESTableAdapter.FillByRG(this.cADASTROSDataSet.CLIENTES, “%” + textBox1.Text + “%”);

    contudo quando vc der 2 cliques na textBox ela ir pesquisar.
    No meu caso juntei esse codigo com o do botão e funcionou perfeitamente.
    Muito obrigado =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *